![]() |
---|
À PERCUSSÃO
A sondagem à percussão, também conhecida por sondagem de simples reconhecimento, consiste em um dos ensaios in situ mais utilizado no mundo todo para a investigação do subsolo. Este método promove a retirada de amostras e a medida da resistência à penetração dinâmica do solo.
Quem normatiza sua execução é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR-6464/60), sendo que suas diretrizes devem ser seguidas para que os resultados possam ser comparáveis com ensaios de outros lugares.
Fonte: NBR 6484 de DEZ/1980 - Execução de sondagens de simples reconhecimento dos solos - Métodos de ensaio. Normas complementares e/ou pertinentes: NBR 6502 NBR 7250 NBR 8036 de JUN/1983 - Programação de sondagens de simples reconhecimento dos solos para fundações de edifícios - Procedimento NBR 9820 de MAI/1987 - Coleta de amostras indeformadas de solo em furos de sondagem - Procedimento.
SONDAGENS
A TRADO
A sondagem a trado consiste num método de investigação geológico-geotécnica de solos em que é utilizado como instrumento de perfuração o trado. Na perfuração manual de pequeno diâmetro, através de um dispositivo de baixa a média resistência para perfuração e coleta de solo, podendo ser usada também na identificação do nível d'água. Este tipo de sondagem, de acordo com a especificação do cliente, pode avançar a cada metro ou a cada horizonte do solo para coleta de amostras.
Fonte: NBR 9603 de SET/1986 - Sondagem a trado - Procedimento Normas complementares: NBR 6502 NBR 7250