Geo Explorer Consultoria em Mineração e Meio Ambiente, Londrina, Consultoria Ambiental, Projetos Ambientais, Consultoria em Mineração, Empresa de Projetos Ambientais, Projetos de Mineração

LOCAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA PERFURAÇÃO DE POÇO TUBULAR PROFUNDO PARA ABASTECIMENTO E ÁGUA MINERAL

 

 

Poços tubulares profundos permitem acesso aos aquíferos, cuja água captada é utilizada, principalmente para abastecimento humano e industria de água mineral. Quem elabora os projetos de perfuração é o geólogo, que abrange em seu estudo a caracterização geológica local e da água, como a vazão, qualidade físico-química e bacteriológica, podendo analisar assim, os elementos técnicos do poço a ser instalado, como o diâmetro de perfuração, profundidade, metodologia a ser utilizada, dentre outras. Quem normatiza a perfuração de poços tubulares profundos no Brasil são as normas ABNT: NBR 12212 (Projeto de poço tubular profundo para captação de água subterrânea) e NBR 12244 (Construção de poço tubular profundo para captação de água subterrânea).  

 

 

LOCAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA PERFURAÇÃO DE POÇO DE MONITORAMENTO

 

 

Durante a perfuração é importante que um profissional habilitado acompanhe e supervisione as variações do nível de água e mantenha o controle das amostras do solo escavado. Além disso, na avaliação da profundidade ideal e da melhor forma de acabamento do poço, é importante uma boa descrição do solo e a correlação deste com a respectiva profundidade.

 

Fonte: NBR 13.895/1997: Construção de Poços de Monitoramento e Amostragem – fixa as condições exigíveis para construção de poços de monitoramento de aqüífero freático e dados mínimos para apresentação de projeto de redes de monitoramento.

 

 

Consultoria Ambiental Londrina, Água Mineral Londrina, Meio Ambiente Londrina, Licenciamento Água Mineral, Consultoria em Mineração e Meio Ambiente

© 2015 por Geo Explorer

Londrina - PR

(43) 3354-4565 ou (41) 9 9649-9277