Geo Explorer Consultoria em Mineração e Meio Ambiente, Londrina, Consultoria Ambiental, Projetos Ambientais, Consultoria em Mineração, Empresa de Projetos Ambientais, Projetos de Mineração
consultoria ambiental londrina meio ambiente licenciamento ambiental licenca previa operacao instalacao renovacao

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

 

Licenciamento ambiental é o procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimento e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas afetiva ou potenciamente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentadoras e as normas técnicas aplicáveis ao caso. As principais licenças são: 

 

Autorização Ambiental (AA):

Para a aprovação da localização e autorização da instalação, operação e/ou implementação de atividade que possa acarretar alterações ao meio ambiente, por curto e certo espaço de tempo, de caráter temporário ou a execução de obras que não caracterizem instalações permanentes, deve ser solicitada a AA, estando de acordo com as especificações constantes dos requerimentos, cadastros, planos, programas e/ou projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambientais e demais condicionantes determinadas pelo IAP.

 

Licença Ambiental Simplificada (LAS):

Para a aprovação da localização e a concepção do empreendimento, atividade ou obra de pequeno porte e/ou que possua baixo potencial poluidor/degradador, deve ser solicitada a LAS, que atesta a viabilidade ambiental e estabelece os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos bem como autoriza sua instalação e operação de acordo com as especificações constantes dos requerimentos, planos, programas e/ou projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes determinadas pelo IAP. Sua validade é de seis anos, sendo necessário sua Renovação (RLAS). Quando a atividade ou obra já estiver em funcionamento antes de 1998 deverão requerer diretamente, conforme porte do empreendimento a Licença Ambiental Simplificada de Regularização (LASR).

 

Licença Prévia (LP)

Para aprovação da viabilidade ambiental do empreendimento, deve ser solicitada a LP durante a etapa da implantação, alteração ou ampliação do empreendimento. Ela também estabelece os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implantação. Sua validade é de dois anos, não sendo passível de renovação.

 

Licença Instalação (LI) 

Para a autorização da instalação do empreendimento ou atividade, deve ser solicitada a LI, estando de acordo com os planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambientais e as demais condicionantes. A validade dessa licença é de dois anos, podendo ser renovada.

 

Licença de Operação (LO)

Para a autorização da operação do empreendimento, é necessária a solicitação da LO. Para isso, é preciso que sejam cumpridas as licenças anteriores, além das medidas de controle ambientais e condicionantes determinados para a operação. Sua validade é de acordo com o tipo de atividade, variando de dois a seis anos, sendo necessário realização sua Renovação (RLO). Quando a atividade ou obra já estiver em funcionamento antes de 1998 deverão requerer diretamente, conforme porte do empreendimento a Licença de Operação de Regularização (LOR).

 

Referência: Instituto Ambiental do Paraná - IAP.

 

 

Projetos Ambientais, Projetos de Meio Ambiente, Consultoria Ambiental Londrina, Meio Ambiente Londrina, Consultoria Londrina

© 2015 por Geo Explorer

Londrina - PR

(43) 3354-4565 ou (41) 9 9649-9277